Sindsep/MA alerta para o prazo dos Exames Periódicos

O Sindsep/MA alerta seus filiados que estão no quadro do Ministério da Economia que o prazo para a realização dos Exames Periódicos está chegando ao fim. É muito importante que os servidores façam os exames para que possam ser detectados precocemente e prevenir o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não. Os exames periódicos em saúde são exames clínicos, laboratoriais e de imagens realizados anualmente pelos servidores.

O Ministério da Economia está realizando a convocação por meio do e-mail cadastrado dos servidores. Lembrando que o servidor tem noventa dias a partir da convocação para realizar os exames.

“É muito importante que todos os trabalhadores atendam ao chamado e realizem os exames. Essa é também uma oportunidade dos (as) companheiros (as) fazerem o monitoramento da saúde, e assim prevenir ou tratar algum tipo de enfermidade de forma precoce” disse Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

Depois de receber o e-mail com a convocatória, o servidor precisa acessar o site do SIGEPE, entrar em Saúde do Servidor, buscar Exames Periódicos, preencher o formulário e agendar a realização dos exames. Depois da realização dos exames os servidores deverão procurar o médico indicado no formulário para fazer a avaliação clínica.

Exames requisitados

 √ Hemograma com contagem de plaquetas ou frações (eritograma, leucograma, plaquetas)
√ Creatinina – pesquisa e/ou dosagem
√ Colesterol – pesquisa e/ou dosagem
√ Triglicerídeos – pesquisa e/ou dosagem
√ Rotina de urina – caracteres físicos, elementos anormais e sedimentoscopia
√ Transaminase oxalacética (amino transferase aspartato) – pesquisa e/ou dosagem
√ Glicose – pesquisa e/ou dosagem
√ Em consultório – observação e avaliação clínica
√ Transaminase pirúvica (amino transferase de alanina) – pesquisa e/ou dosagem

Exames específicos

 Alguns exames serão solicitados de acordo com a faixa etária do servidor. Estão na lista os exames oftalmológicos para servidores acima de 45 anos, mamografia apenas para mulheres com mais de 50 anos, pesquisa de sangue oculto nas fezes para aqueles acima de 50 anos, e PSA (exame de sangue) para homens a partir de 50 anos.

OBS: Todos os exames estão a cargo da GEAP e serão custeados pelo governo federal sem qualquer custo aos servidores.