Com salários congelados, servidores terão renda ainda menor a partir de março

A maioria dos servidores federais, que já está com salários congelados há três anos, vai ter a renda reduzida a partir de março. Os descontos das novas alíquotas previdenciárias que vão de 7,5% a 22% começam a ser aplicados e muitos vão sentir no contracheque uma redução ainda maior de seu poder de compra. Para auxiliar servidores ativos que ingressaram antes e depois de 2013, aposentados e pensionistas, a subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef elaborou calculadoras que promovem o cálculo dos descontos a partir do valor da remuneração de cada servidor. No caso dos aposentados e pensionistas os descontos incidem a partir do valor do teto do INSS, atualizado em R$6.101,06.

Para saber o valor do desconto acesse os links correspondentes, faça o download da sua tabela de interesse. Ao inserir o valor de seu salário, observe o lugar de destaque em amarelo. É lá que o valor do salário será digitado. Depois é só clicar “enter” e conferir o resultado que mostra o valor do desconto com a nova alíquota. A calculadora também mostra a diferença a mais que será descontada de cada salário a partir de março.

Acesse e faça seu cálculo:

>> SERVIDORES ATIVOS ADMITIDOS ATÉ 2013

>> SERVIDORES ATIVOS ADMITIDOS APÓS 2013

>> SERVIDORES APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Campanha Salarial

Tendo como uma das reivindicações a reposição de perdas inflacionários dos últimos anos, a categoria se prepara para lançar sua campanha salarial 2020. Nessa quarta-feira, a Condsef/Fenadsef participou de reunião do Fonasefe, fórum que reúne entidades que representam o conjunto dos servidores das três esferas. Duas atividades já estão agendadas. No dia 11 de fevereiro, as entidades vão ao Ministério da Economia protocolar as reivindicações que unificam os servidores e cobram uma audiência com o ministro Paulo Guedes.

Outro item de destaque da pauta é cobrar a equiparação da contrapartida paga por governo e servidores nos planos de saúde de autogestão. Os aumentos anunciados pelos principais planos, Geap e Capsaúde, são outro fator que reduz de modo dramático a remuneração da maioria. No dia 12 a Condsef/Fenadsef participa também de ato no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, convocado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos.

18 de março é dia de luta

Na agenda de atividades já programadas o dia 18 de março, dia nacional de luta e paralisação de atividades em defesa dos serviços públicos, contra as privatizações e pela soberania nacional é muito importante. Como lembra o secretário-geral da Condsef/Fenadsef não há zona de conforto e todos os trabalhadores devem se engajar no diálogo e na mobilização para as atividades agendadas. A luta contra a reforma Administrativa também está em destaque nesse calendário de atividades.

A mobilização e a unidade dos servidores em seus locais de trabalho, a organização para promover um diálogo amplo com a sociedade e o reforço do trabalho de força tarefa no Congresso Nacional estão no conjunto de ações primordiais nesse momento de ataques constantes ao setor público e que já mostram os efeitos perversos no caos no atendimento à população e na ausência de políticas públicas capazes de dar conta da demanda da sociedade. É preciso barrar o desmonte do Estado brasileiro. A participação de todos é fundamental.

Nas redes sociais, quando tratar do tema use as hashtags #NãoàReformaAdministrativa#ServidoresExigemRespeito#EuDefendoOsServiçosPúblicos. Vamos juntos.