Servidores do IBAMA e ICMbio dizem NÃO à proposta do Governo Federal

O Sindsep/MA realizou na manhã desta sexta-feira, 19, uma Assembleia Específica na sede do Ibama, com os servidores do órgão e do ICMbio, para que fosse discutida a proposta apresentada pelo Governo sobre a Carreira Ambiental.

A assembleia teve participação maciça dos servidores tanto de forma presencial como online, e todos foram unanimes em rejeitar a proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Todos os outros estados da Federação caminharam pelo mesmo segmento do Maranhão, e acabaram não aceitando a proposta do Governo. A Condsef/Fenadsef entende que alguns pontos avançaram em relação à proposta rejeitada anteriormente, entre eles o aumento percentual do valor do Vencimento Básico (VB) em comparação à Gratificação de Desempenho (GD).

Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estão em luta pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama (PECMA), que tem como um dos eixos a equiparação salarial com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Os servidores dessa carreira cuidam de 336 unidades de conservação, ou seja, de mais de 1,7 milhões de quilômetros quadrados de áreas protegidas, patrimônio do povo brasileiro.

Também são os responsáveis pelo monitoramento da biodiversidade, pela elaboração e coordenação de políticas públicas e pesquisas ambientais, subsidiando ações como licenciamento e criação de áreas protegidas federais, entre outras ações.

A Direção do Sindsep observou como positiva a assembleia, e já saiu com uma assembleia pré-agendada, a priori, para o dia 26 de abril, que poderá ser antecipada ou não, conforme resposta que venha a ser repassada pela Condsef/Fenadsef.