
O Sindsep/MA participou nesta terça-feira, 10 de junho, da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo. O evento, que segue até o próximo dia 12 de junho, reúne estudantes, servidores, pesquisadores e representantes de entidades parceiras em uma programação voltada ao debate sobre sustentabilidade, educação ambiental e responsabilidade social.
A atividade contou com a presença de diversos diretores do sindicato, que prestigiaram o evento e reafirmaram o compromisso da entidade com pautas relacionadas à preservação ambiental e à construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sindsep, João Carlos Lima Martins, destacou a importância da iniciativa promovida pelo IFMA e ressaltou a histórica parceria entre o sindicato e a instituição em diversas ações desenvolvidas ao longo dos anos.
“É uma satisfação participar de mais uma edição da Semana do Meio Ambiente do IFMA Monte Castelo. O Sindsep sempre buscou contribuir com debates que envolvem educação, cidadania e sustentabilidade, compreendendo que pensar o meio ambiente é também pensar qualidade de vida, dignidade e o futuro das próximas gerações”, afirmou o dirigente.
O presidente também relembrou que o sindicato já esteve presente em outras atividades promovidas pelo IFMA, fortalecendo iniciativas voltadas à formação crítica e à conscientização social.
A programação da Semana do Meio Ambiente segue nesta quarta e quinta-feira com palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações e intervenções práticas voltadas à reflexão sobre os desafios ambientais contemporâneos. Nesta quinta-feira, 11, haverá ainda um momento específico voltado ao Sindsep, reforçando o papel da entidade como incentivadora dos debates sobre preservação ambiental e responsabilidade coletiva.
Com uma abordagem pautada pela Educação Ambiental Crítica, o evento busca promover reflexões que relacionem as dimensões ecológica, social, política e econômica, estimulando uma formação cidadã e emancipatória.
Além da troca de conhecimentos, a Semana do Meio Ambiente do IFMA Monte Castelo também tem como objetivo incentivar o protagonismo de estudantes e servidores na construção de soluções inovadoras para os desafios ambientais da atualidade.
O IFMA reforçou o convite para que toda a comunidade acadêmica continue participando das atividades até o encerramento da programação, fortalecendo a mobilização coletiva em defesa de um futuro mais sustentável e transformador.
O Sindsep participou, entre os dias 26 e 29 de maio, do Seminário de Finanças e Organização dos Departamentos Setoriais, realizado na sede do Sindsep-DF, em Brasília. A entidade foi representada pelo vice-presidente Raimundo Pereira, pela secretária-geral Conceição de Maria Reis e pelas diretoras de Administração, Patrimônio e Finanças, Ana Maria Cascaes Araújo e Elizabeth de Assis D. Nascimento.
O Sindsep/MA realizou ontem, dia 25, mais uma importante etapa do projeto Jurídico Itinerante, desta vez no município de São João dos Patos, levando atendimento jurídico especializado, orientações e esclarecimentos aos sócios e sócias da entidade na região.
O Sindsep realizou nesta sexta, 08, em sua sede, uma programação especial em alusão ao Dia das Mães. A atividade reuniu servidoras públicas federais, dirigentes sindicais e convidados em um momento marcado pela valorização da mulher trabalhadora, fortalecimento dos laços entre sindicato e categoria e reconhecimento da importância das mães na construção da sociedade.
