O Sindsep esteve na manhã desta quarta-feira, 10, no primeiro dia de paralisação dos servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão.
A mobilização se estende até amanhã, 11, e faz parte de um calendário nacional de atividades de mobilizações do setor cultural.
Na pauta de reivindicação está a elaboração do plano de carreira específico para a Cultura e por uma urgente recomposição salarial.
Outro ponto de descontentamento é a falta de políticas públicas voltadas para a cultura durante o governo passado, que teve como reflexo o fim do Ministério da Cultura (MinC).
O contexto dos servidores do MinC ainda é complicado, apesar de todas as declarações de apoio vindas da ministra Margareth Menezes.
Mesmo a criação de um Grupo de Trabalho para debater a questão do plano de carreira, as perspectivas ainda não são animadoras.
Os servidores do MinC seguem em paralisação e em mobilização permanente, e dessa forma aguardam pelos resultados das negociações para a efetivação do plano de carreira.
Existe uma proposta de paralisação de 72h, que ainda será colocada para a categoria.
O Sindsep reafirma o seu compromisso com os servidores do Iphan na luta por melhorias econômicas e sociais para a categoria.