O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), precisa receber mais doações para garantir o abastecimento de leite aos bebês internados na unidade de saúde. Atualmente, o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação.
Quantitativo ideal para o pleno funcionamento do BLH
O leite coletado é destinado aos bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia. Para atender a essa demanda plenamente, em média, seria necessária a oferta de cinco mil mililitros (cinco litros) de leite por dia, mas, a depender do momento, esse volume pode ser ainda maior. Na realidade de hoje, em virtude do baixo estoque, o BLH tem possibilidades de atender por mais 15 dias, no máximo.
“Se não tivermos mais doações, será necessário redistribuir o que temos e complementar as necessidades com fórmula láctea, que não é o ideal. Os bebês dependem das doações para serem alimentados com leite materno, que é considerado o padrão ouro da alimentação. Por tudo isso, enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda a essa demanda”, afirma o chefe da Unidade de Obstetrícia e responsável pelo Banco de Leite do HU-UFMA-Ebserh, Antônio Leonardo Rosa.
Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo, dessa forma, realizar a doação de leite materno.
Como doar
É uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras. Ou prestar atendimento nas instalações do BLH, no HU-UFMA-Ebserh, que fica localizado na Unidade Materno Infantil – Rua Silva Jardim, s. n., Centro. Para mais informações, entrar em contato com o Banco de Leite do HU-UFMA pelo telefone (98) 2109-1178 ou pelo WhatsApp (98) 99163-6833.
Fonte: UFMA