Empregados da Ebserh no Maranhão aprovam proposta mediada por TST

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no Maranhão (Ebserh/MA), decidiram em ontem, 23, em Assembleia Por Local de Trabalho, pela aceitação das propostas apresentadas pela Empresa com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) com relação ao Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 (ACT 2017/2018).

Nas propostas aceitas pelos trabalhadores do Maranhão estão as cláusulas sociais, com exceção do abono de dois dias por ano que está previsto no último ACT. Aqueles empregados que ainda não retiraram poderão fazê-lo, mas o item seria excluído do próximo acordo.

Pela proposta o índice de reajuste da categoria irá a dissídio devendo ser julgado até a próxima data-base da categoria que é março de 2018.

Ainda pelo acordo mediado pelo TST, os dias de greves organizadas pela Condsef/Fenadsef e que foram descontados pela Ebserh devem ser reposto a partir da compensação das horas paralisadas.

Após o resultado das assembleias em todo o país, a Condsef/Fenadsef irá encaminhar ao TST a resposta formal da categoria se haverá aceitação ou rejeição do acordo de mediação.

Até o momento, onze de doze assembleias das entidades filiadas à Condsef/Fenasef já votaram pela aceitação da proposta mediada.

A maioria dos trabalhadores da Ebserh têm o entendimento de avaliar a importância da continuidade do processo de negociação, sempre com a ressalva de continuar cobrando garantia de direitos adquiridos e avanços importantes para a categoria.