Sindsep/MA conclui mais uma etapa de Formação

No dia 9 de novembro, último momento do curso de formação para diretores e lideranças sindicais na Secretaria Regional de Imperatriz, o evento teve a participação da professora da rede estadual de ensino e integrante do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, de Imperatriz, Doralice Mota, que proferiu palestra com o tema “Refletindo sobre o Racismo”, que serviu como ponto de partida para discussão.

Trazendo esse tema para o debate, a Secretaria de Formação busca empoderar seus diretores e lideranças sindicais sobre esse crime, que infelizmente, ainda é tão comum nos ambientes de trabalho.

O movimento sindical precisa estar atento e vigilante a esse crime que aparece cotidianamente de forma velada ou até mesmo explicitamente nos locais de trabalho seja através de piadas ou na forma de insultos. Temos que denunciar e cobrar das autoridades o rigor nas punições”, disse João Carlos Martins, diretor da secretaria de Formação Politica e Sindical do Sindsep/MA.

A professora Doralice discorreu sobre o tema focando na necessidade do enfrentamento e principalmente no fortalecimento das politicas públicas que garantam maior acesso a educação para todos, tornando mais justa a distribuição das vagas de trabalho.

Temos que ocupar mais espaços na parte de cima da cadeia de trabalho. Não podemos aceitar que seja destinado à população negra apenas os trabalhos mais pesados e insalubres. Sem desmerecer nem um trabalhador” afirmou Doralice Mota.

Ao fim do dia, os diretores Valter Cezar Figueiredo, João Carlos Martins e o presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira fizeram a entrega dos certificados aos participantes.

Esse é um momento muito importante para nós. Cada certificado entregue hoje aqui significa mais soldados na trincheira defendo os direitos dos trabalhadores”, disse Raimundo Pereira.