Servidores da FUNASA se reúnem para tratar de reestruturação e campanha salarial 2024

Sindsep/MA realiza assembleia com servidores da FUNAS em São Luís para tratar da reestruturação do órgão e campanha salarial 2024. O diretor da Condsef e diretor jurídico do Sindsep, José Figueiredo, destacou a importância da publicação da portaria 230 do dia 25 de março que institui novamente o orçamento para a FUNASA. “Esse é um passo importante para a revitalização da FUNASA. Sabemos que ainda temos muito pelo que lutar, inclusive o retorno dos servidores que foram redistribuídos e a realização de concurso publico para restituir a força de trabalho da entidade e para isso continuaremos mobilizados e atuantes”, disse José Figueiredo.

O presidente do sindicato, João Carlos Martins discorreu em sua fala sobre a campanha salarial dos servidores, alertando para a necessidade e importância da mobilização da categoria para pressionar o governo e os parlamentares a aceitarem a pauta dos servidores. Na oportunidade fez inclusive a convocatória para que todos se unam à mobilização do dia 16 de abril , quando todos os servidores públicos no Brasil inteiro estarão unidos em defesa da campanha salarial 2024. “Nós conseguimos que o governo implantasse a mesa nacional de negociação depois de muita pressão, mas só teremos garantidas nossas reivindicações se continuarmos pressionando tanto o governo quanto os parlamentares”, afirmou, João Carlos Lima Martins, presidente do Sindsep/MA.

A servidora Silvana Muniz chamou a atenção para a importância do sindicato na questão de representatividade da categoria, mas pediu que o sindicato dê de forma mais clara o retorno das tratativas através de relatórios” “Nós precisamos ter as respostas de forma mais clara e objetiva e a forma disto acontecer seria através de relatórios das atividades que dizem respeito às nossas pautas”, explicou Silvana Muniz.

Já o diretor executivo da Condsef e vice-presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira informou da necessidade de realização de uma audiência pública para tratar da reestruturação da FUNASA de forma que não só os servidores acompanhem o desenrolar dessa situação, mas também a própria população que depende diretamente do bom funcionamento do órgão para a execução das politicas públicas de saúde e saneamento. “Para que possamos sensibilizar os parlamentares e a sociedade sobre a importância da FUNASA, é muito importante que mantenhamos as atividades em pleno funcionamento”, disse Raimundo Pereira.

Dentre os encaminhamentos aprovados na Assembleia destacamos a eleição de um representante da base para acompanhar as tratativas sobre o tema em Brasília e nos fóruns implantados para discussão dessa pauta e a determinação de encaminhar ao Ministério Público as questões referentes à situação crítica de infraestrutura e até mesmo falta de insumos para a realização dos trabalhos.

Foram escolhidas como representantes da categoria a servidora, Vera Lucia Curvelo Ferreira, como titular e Joana Aquino como suplente.