Sindsep participa de formação do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Encerrou-se na tarde dessa sexta-feira, 15, no centro Social Urbano do Vinhais, a 1ª Oficina de Formação do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, projeto desenvolvido pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde – CNS, e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador Nacional – CIST, com a participação das Centrais Sindicais.

As oficinas possibilitarão que o controle social nos estados se aproprie da política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora, compreendendo os impactos do processo da saúde e da doença tendo o trabalho como elemento central.

Neste sentindo, busca-se com esta capacitação que mais Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador sejam constituídas nos Conselhos de Saúde de cada município.

Participaram da oficina representando o Sindsep/MA os companheiros Manoel Lages, secretaria de finanças, João Parrião, Secretaria Regional de Imperatriz, José Ribamar Figueiredo, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Messias de Sousa Neto, delegado de Base em Barra do Corda.

“Nesses tempos sombrios de perdas de direitos, é muito importante que os trabalhadores se apropriem das políticas públicas de saúde do trabalhador em especial os membros dos conselhos de saúde e das CIST´S” afirmou Manoel Lages, diretos do Sindsep e membro do conselho Estadual de Saúde do Maranhão.

Durante os dois dias de oficinas os participantes debateram sobre os processos produtivos e os impactos à saúde do trabalhador e da trabalhadora;  a política de saúde do trabalhador e da trabalhadora; o papel do controle social na saúde do trabalhador e da trabalhadora.