Sindsep/MA apoia Quintal Planetário

A Sociedade de Astronomia do Maranhão – SAMA em conjunto com o Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão com o apoio do Sindsep/MA organizaram um observatório com seis telescópios na Praça da Península da Ponta D’areia para acompanhar o eclipse da Lua ocorrido na madrugada de segunda feira.

O objetivo do projeto é levar a ciência e mais especificamente a astronomia para além dos muros da universidade e nesse sentido ações como essas atraem a atenção não só dos estudantes, mas também dos frequentadores da praça.

Durante o evento o prof. de Biologia da UFMA e membro da SAMA Sergio Brenha com o intuito de colocar mais leveza ao projeto realizou o show “Quintal Planetário”, em alusão à música de Neném Bragança que carrega a temática astronômica. “Sempre que há um evento astronômico relevante nós montamos os telescópios em alguma praça com a realização paralela do show temático com composições de artistas internacionais, nacionais e maranhenses”, explicou o professor Sergio Brenha, que fez voz e violão (gaita e sax) acompanhado pelos músicos Jorge Henrique (voz e violão) e Ricardo Borges (percuterista).

O Sindsep tem histórico de apoio às iniciativas que visam a melhoraria da sociedade, seja na educação, esportes ou cultura e a diretoria entende que atividades como essas precisam ser enaltecidas e estimuladas. “Nós entendemos que o sindicato precisa estar mais próximo da sociedade para juntos construirmos uma sociedade mais justa e igualitária para todos e é muito gratificante estarmos juntos nesse Projeto que leva educação e cultura às praças de nossa cidade” disse Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.