Sindep/MA registra a “balbúrdia” no IFMA que incomoda o Governo

Enquanto o desgoverno de Bolsonaro acusa as instituições públicas de ensino de servirem apenas para fazer balbúrdia e assim criar um ambiente para privatização do ensino, os alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) mostram a importância do ensino público e apresentam trabalhos artísticos para a valorização da cultura à luz do contato da comunidade acadêmica com os processos criativos de diferentes matizes.

O IFMA Campus São Luís – Monte Castelo recebeu dias 5 e 6 de dezembro a terceira edição do Encontro de Arte (ENARTE) do IFMA, evento anual realizado pela Reitoria com o objetivo de valorizar a cultura e suas manifestações artísticas.

O ENARTE proporcionou espaços de apresentação e de exposição para intercâmbio das criações artísticas desenvolvidas pelos estudantes dos Campi de todo o Maranhão. Durante os dois dias foram apresentadas atividades culturais e artísticas inseridas nas categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Literárias e Dança.

Mais uma vez nossos estudantes mostram ao poder público que precisam apenas de um pouco de apoio para que possam desenvolver plenamente suas capacidades intelectuais e artísticas. “O bom é que esse evento vem exatamente no momento em que o “sinistro” da Educação desdenha da capacidade de nossas instituições de ensino de produzir conhecimento e acusa nossos alunos de somente fazerem balbúrdia. Essa, sr. ministro é uma das muitas balbúrdias que nossos estudantes e

seus professores produzem” disse Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

O Sindsep/MA parabeniza os organizadores e todos os participantes do 3º ENARTE que com muito empenho conseguiram transformar esse Encontro em uma importante exposição de arte e cultura que vêm consolidando-se no calendário cultural de São Luís.

“É muito importante que nossas instituições de ensino promovam esse tipo de atividade para mostrar à sociedade suas produções artísticas, culturais e acadêmicas. Parabéns ao Reitor Professor Doutor Roberto Brandão e aos organizadores pela iniciativa”, disse Valter Cezar Figueiredo, diretor de comunicação do Sindsep/MA.

Os expositores Gabriel e Helen, alunos do IFMA Campi Barreirinhas estão participando pela primeira vez do ENARTE e ficaram muito impressionados com a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados e já planejam estar aqui novamente no ano que vem.

O trabalho deles em forma de capa de revistas, “Olhares que comovem, flashes que revelam” mostra realidades que acontecem recorrentemente na sociedade e que comovem as pessoas.

“A ideia é mostrar a sociedade a importância de alguns temas e a necessidade de encontrarmos as soluções para tais problemas”, disse Gabriel Silva Reis.

“É muito legal perceber que em nosso estado temos muitas pessoas de talento e que precisam apenas de apoio para deixar aflorar suas qualidades e que o ENARTE cumpre muito bem esse papel”, afirmou Helen Neves Barbosa.

São 25 representações de todo o Estado com 400 alunos participantes.