Sindsep/MA participa de solenidade de entrega de cisternas pela ASA

O presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira, participou no último dia 07, da entrega de 10 cisternas pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), à comunidade de Brejinho, em Timbiras/MA.

O projeto que é custeado pelo Comitê Betinho, através da Ação da Cidadania, irá beneficiar uma centena de pessoas que sofrem com a questão da água no estado.

Em todo o Maranhão a ASA já entregou mais de 1.000 cisternas, o que ratifica o grande trabalho realizado pela entidade no Maranhão.

O que é a ASA?

A ASA é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, etc.

Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA).

Sua missão é fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido referenciados em valores culturais e de justiça social. E a ASA fortalece a sociedade civil mobilizando-a. Uma das estratégias que a Articulação utiliza para a mobilização social é a Comunicação Popular, assim como processos de sistematização de experiências e de intercâmbio entre as famílias agricultoras, que promovem a construção coletiva do conhecimento.