Sindsep/MA realiza debate com os candidatos a Diretor-Geral e Reitor do IFMA, e movimenta mais de 13 mil internautas

O Sindsep/MA ao longo da sua história sempre buscou o diálogo e o processo democrático para nortear os seus posicionamentos e bandeiras de lutas. E justamente por ser compromissada com a verdade e a ética, é que a entidade alcançou o status de ser o maior sindicato cutista no Maranhão, e dentro do segmento dos servidores públicos federais, é referência de gestão em nível nacional.

A temporalidade política de representação da classe trabalhadora credenciou o Sindsep/MA a realizar algo impensado há tempos passados. As eleições para Diretor-Geral e Reitor do IFMA apresentaram um desafio para entidade, que era de alcançar, em tempos de pandemia, o maior número de servidores com as discussões democráticas sobre o futuro dos Campi do IFMA.

E assim, o sindicato ousou e propôs a realização de 13 debates para Diretor-Geral e um para Reitor. Foram dois dias intensos de discussões sobre projetos para melhorar a gestão dos Campi. Mais de 13 mil pessoas acompanharam os debates, que foram transmitidos Ao Vivo, pelo Facebook do Sindsep/MA (Sindsep Maranhão – Sindsep.MA). A entidade fez algo inédito dentro do universo do movimento sindical. Foram 13 transmissões Ao Vivo de ponta a ponta do Maranhão.
O grande momento ficou à cargo do debate para Reitor, que aconteceu ontem, 10 de agosto. Foi um debate democrático e límpido, onde os candidatos discutiram os seus projetos para um Instituto melhor e maior em seu alcance, enquanto instituição imprescindível para o desenvolvimento do estado.
O Sindsep/MA cumpriu o seu papel enquanto entidade representativa de classes. O sindicato ousou ultrapassar as barreiras impostas pelo “limite” estrutural e técnico, demonstrando que as coisas podem acontecer com serenidade e disposição. Sem vaidades, o Sindsep/MA ratificou a sua posição de lutar em prol dos servidores públicos federais, reafirmando a importância que tem o IFMA para o Sindicato.

A Direção do Sindsep/MA deseja sucesso para todos os candidatos na votação que acontece amanhã, 12 de agosto. O pleito este ano será de forma remota, e a votação através do sistema on-line Helios Voting, para cumprir com as diretrizes sanitárias de distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19.
Para que seja garantido o acesso à eleição a todos os eleitores de todos os segmentos, os campi, polos de educação a distância e a Reitoria disponibilizarão terminais de votação para uso presencial.

Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP).

O IFMA irá divulgar o resultado das eleições no dia 13 de agosto, assim que finalizar todo o processo de apuração dos votos.

“O Sindsep/MA trabalhou para garantir que a comunidade acadêmica do IFMA tivesse direito a um debate democrático, que pudesse apresentar elementos indispensáveis para o processo eleitoral. A entidade vislumbrou além dos seus muros e conseguiu entregar para todo o Instituto, debates que tivessem à altura do IFMA. Nosso trabalho, claro, respaldado e personificado pelos debatedores, entrou para a história do movimento sindical no Maranhão, que pela primeira vez, conseguiu interligar todo o estado em transmissões Ao Vivo de 14 debates virtuais”, comentou Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

Abaixo segue o quadro com as visualizações que os debates tiveram no Facebook.