Sindsep/MA, CUT/MA e o deputado federal, Zé Carlos (PT/MA), reúnem-se para discutir pautas de interesses dos trabalhadores

O presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira de Souza, Francisco José Farias Diniz (Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Meio Ambiente do Sindsep/MA), e Manoel Lages Mendes Filho (Presidente da CUT/MA), estiveram reunidos ontem, 12, com o deputado federal, Zé Carlos (PT/MA), para discutirem assuntos referentes aos trabalhadores.

Durante a reunião, o Deputado fez uma explanação sobre o atual momento vivido pelo Brasil e pelo mundo, onde fez questão de reafirmar a sua posição na defesa do povo brasileiro em um momento tão complicado de saúde pública.

O Sindsep/MA e a CUT/MA comentaram sobre a situação dos trabalhadores nesses tempos de pandemia, que em muitos setores, estão sofrendo com perdas de postos de trabalho e redução salarial.

O sindicato por sua vez, solicitou ao deputado federal, Zé Carlos (PT/MA), engajamento na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 101/2019, que busca garantir Plano de Saúde e Assistência aos intoxicados da Ex-Sucam.

Segundo levantamentos da Condsef, até 2019, houveram mais de 383 óbitos entre os servidores intoxicados, onde mais de 55% das vítimas tinham menos de 60 anos. Cerca de 90% faleceram com menos de 30 anos, após o contato inicial de manuseio com o DDT. Só 12,53% dos intoxicados alcançaram a expectativa de vida nacional que é acima dos 75 anos.

O deputado federal, Zé Carlos, afirmou ao Sindsep/MA e à CUT/MA, que irá se empenhar na aprovação da PEC 101/2019, além das outras demandas que foram repassadas pela entidade.

“Essa construção de diálogo é importante para o movimento sindical. Haja vista, que temos muitas pautas de interesse da categoria, e nesse sentido, é salutar manter esse bom relacionamento com os parlamentares da base do Maranhão”, comentou Raimundo Pereira de Souza.