Presidente do Sindsep/MA é eleito Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão

O presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira foi eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão para recompor a Mesa Diretora, no cargo vago, na continuação do mandato atual. A vaga pertence ao segmento dos trabalhadores em saúde e a escolha foi feita durante a Reunião Ordinária do Conselho, ocorrida de forma remota.
Raimundo é técnico de enfermagem e milita nos movimentos sociais e sindicais há mais de três décadas, atualmente cumpre o segundo mandato de presidente do Sindsep/MA.
O Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CESMA) é uma entidade muito importante, que tem papel propositivo e de fiscalização das ações na politica pública da saúde e é composto por: trabalhadores do Setor, usuários do Sistema e gestores públicos.

“Sempre defendemos o Controle Social do Sistema Único de Saúde e agora temos a oportunidade de participar diretamente desse processo.”
Raimundo Pereira.

Para Manoel Lages, presidente da CUT Maranhão, com a alteração na lei nº 8.142/90, que trata sobre os Conselhos de Saúde, o CESMA está mais democrático, pois agora, além de ter a Raimunda Rudakoff, representante da CUT Maranhão como presidenta, temos a eleição do Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA para a vice-presidência.
“Finalmente agora temos uma representante dos usuários do SUS na presidência e um representante dos trabalhadores na vice-presidência. Isso é um grande avanço do Controle Social na Saúde em nosso estado. Oxalá os Conselhos Municipais resolvam democratizar suas leis, que engessam nas mãos do secretário municipal de saúde, o papel de presidente do Conselho e sigam o exemplo do CESMA.”, disse Manoel Lages.