CNS realiza seminário para discutir o SUS

Encerrou hoje, 24, o Seminário Nacional da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) “Desafios do Financiamento do SUS: Dilemas e Perspectivas”, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília.

Raimundo Pereira, representando o Sindsep/MA e a Condsef, esteve presente ao evento que teve como objetivo aprofundar o debate sobre uma nova política de financiamento para a saúde pública, que possa contribuir para a revisão da política de austeridade fiscal.

O Teto de Gastos nas Políticas Sociais foi tema da primeira mesa de debates, com a participação de Bruno Moretti, economista e doutor em Sociologia; Carlos Ocké, economista e pós-doutor pela Yale School of Management (Estados Unidos); Élida Graziane, procuradora do Ministério Público do Estado de São Paulo; Marcelo Costa, representante do Ministério da Saúde.

Hoje, teve a mesa Financiamento do SUS: Novos Caminhos, com a participação de Eduardo Fagnani, pesquisador e doutor em Ciência Econômica; Érica Santos de Aragão, pesquisadora e pós doutora na Universidade de Sussex (Inglaterra); Flávio José Vaz, advogado e assessor técnico da Câmara dos Deputados e Francisco Funcia, doutor em Gestão e Regionalidade.

Agora à tarde, o evento teve a mesa temática foi Participação Social e Financiamento do SUS – Amanhã vai ser outro dia, que teve as participações de representantes das campanhas presidenciais, que deverão expor as propostas de planos de governo dos candidatos, que tenham relação com a temática de saúde.