Trabalhadores encaminham junto ao TST proposta que contempla reivindicações e suspendem movimento grevista

Após greve histórica de dez dias que paralisou a rede de hospitais em praticamente todos os estados da federação os trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH conseguem finalmente encaminhar junto ao TST um acordo que contempla as reivindicações da categoria em reunião de mediação ocorrida ontem 29.

Com coragem e determinação os trabalhadores e trabalhadoras da EBSERH de todo o país organizados pelos sindicatos e coordenados pela Condsef enfrentaram assédio moral e importunações por parte dos gestores da EBSERH e mesmo assim mantiveram-se unidos e mobilizados na construção de uma greve nacional que agora aponta os resultados de forma vitoriosa para a categoria.

“A categoria buscou a união para demonstrar à empresa que não iriamos mais aceitar os descasos de ACT’s passados. Todos os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh/MA estão de parabéns pelo grande movimento grevista que foi realizado. A categoria unida sempre terá respostas positivas para as suas reivindicações”, declarou Marcos José Costa Ferreira, funcionário da Ebserh/MA e diretor de Comunicação do Sindsep/MA.

Já são quase quatro anos lutando contra a falta de interesse do governo em negociar os Acordos Coletivos de Trabalho com os funcionários da EBSERH mesmo estes tendo participação essencial na pior crise sanitária dos últimos cem anos, quando deixaram suas próprias famílias para cuidar população.

A ratificação da proposta de acordo foi feita através de Assembleia Geral realizada no final da manhã de hoje, 30 com os empregados da EBSERH concentrados em frente ao hospital Universitário Presidente Dutra em São Luís/MA e é uma grande vitória para a categoria.

Resta agora à categoria aguardar o julgamento da proposta que ocorrerá em audiência no TST dia 10 de outubro.

“O Sindsep/MA demonstrou mais uma vez que sempre estará pronto para lutar pela salvaguarda dos direitos dos trabalhadores. Foi um movimento grevista que mobilizou toda a Direção da entidade, que durante todos os dias esteve junto à categoria ratificando assim a importância e a necessidade de um sindicato forte e coeso. Parabéns aos trabalhadores da Ebserh/MA que demonstraram garra para lutarem pelos seus direitos”, declarou João Carlos Lima Martins, presidente do Sindsep/MA.

Veja os pontos acordados na proposta que irá a julgamento no dia 10 de outubro.

1) Manutenção de todas as cláusulas sociais do ACT vigente, o qual continuam através de prorrogações, concordando com a alteração da redação das cláusulas 2ª, 4ª, 12ª, 13ª, 14ª, 17ª e 27ª, conforme pactuado na mesa;

2) Reajuste linear de 22,30% (vinte e dois, vírgula trinta por cento), pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE, , incidindo sobre os salários e benefícios dos empregados públicos da Empresa;

3) Pagamento dos valores retroativos sobre salários e benefícios considerando os respectivos ACTs vencidos;

4) Após o reajuste linear de 22,30% (vinte e dois, vírgula trinta por cento), a Ebserh conceda também aumento de R$ 600,00,(seiscentos reais) aos Assistentes Administrativos e aos Técnicos em radiologia.