Fenadsef, Fisenge e Asnab

Com assistência da Asnab, os sindicados gerais de todas as 27 unidades da federação filiados à Fenadsef realizaram as assembleias estaduais entre os dias seis e dez de março de 2023, mesmo período da Fisenge (engenheiros).

O resultado de 1539 votos a favor (98%) expressa um alto grau de unidade na compreensão de que esses ACTs são uma conquista a ser comemorada e um ponto de apoio para as lutas futuras:

Lembramos que o acordo somente foi possível após incansáveis e incessantes negociações buscadas pelos representantes dos empregados, que ao longo do tempo conseguiram sair de uma reposição igual a zero para 18,42%, com a manutenção da grande maioria das cláusulas, inclusive a permanência do SAS até que as partes encontrem solução para a questão.

Aliás, os estudos sobre a assistência à saúde serão a primeira e imediata tarefa assim que assinados os ACTs. Concomitantemente, virá a preparação para a negociação do ACT 2023-2024, já numa nova situação política aberta pela eleição de um novo governo e posse de nova diretoria na Conab.

Nossas entidades, contrárias por princípio ao imposto sindical, vivem exclusivamente da contribuição voluntária dos associados e da taxa negocial por ocasião do fechamento dos ACTs. Esse valor será descontado da folha de cada um de nós, conforme estabelecido nos ACTs, havendo direito de oposição que conclamamos todos e todas a não exercerem, aceitando essa contribuição como uma necessidade para garantir a cobertura das despesas realizadas durante as negociações desses ACTs além das necessárias à existência e fortalecimento de nossas entidades.

Fonte: Condsef