Sindsep/MA participa de homenagem ao profº Zé Costa

O Sindsep/MA participou através de Raimundo Pereira, presidente em exercício, da solenidade de homenagem ao profº Zé Costa organizada, organizada  pelo Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em sua 131ª reunião.

A homenagem serviu como agradecimento ao serviços prestados por Zé Costa, que está encerrando o seu ciclo como servidor público do IFMA.

O evento também homenageou os estudantes e servidores do IFMA que participaram do desafio Liga Jovem do SEBRAE.

Desafio Liga Jovem

No desafio Liga Jovem do Sebrae, o IFMA esteve representado por diversas equipes, que trouxeram bons resultados para a instituição. Em todo o país, foram selecionadas 100 equipes semifinalistas, com representantes de 18 estados brasileiros. A Região Nordeste foi a segunda região que mais teve projetos selecionados nessa etapa do desafio. Desse universo, o Maranhão ficou em 2º lugar como estado com maior número de semifinalistas, com 12 projetos escolhidos. O IFMA este representando por sete equipes: três do Campus São José de Ribamar; duas do Campus Coelho Neto; uma do Campus Timon e uma do Campus Barra do Corda. A etapa final foi realizada em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março.

José Ferreira Costa (à direta em foto)

José Ferreira Costa

O professor José Ferreira Costa (à direta em foto) ingressou nos quadros da instituição no ano de 1979, na então Escola Técnica Federal do Maranhão. Em mais de 40 anos na atuação como docente, “Ze Costa”, como é mais conhecido, exerceu diversos cargos de gestão da instituição, tendo sido o último Diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET/MA, de 2004 a 2008) e o primeiro Reitor eleito do Instituto Federal do Maranhão  (2008 a 2012). Ele também foi presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CONCEFET, de 2006 a 2007), Secretário de Estado do Maranhão de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (2013 a 2014) e Reitor da Universidade Virtual do Maranhão (Univima, de 2013 a 2014). Com uma trajetória de dedicação à educação, o professor José Ferreira Costa teve importante atuação na consolidação e expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no Maranhão, contribuindo para o fortalecimento do ensino técnico e tecnológico no estado e no país.

Com informações do IFMA