Assembleia híbrida com trabalhadoras e trabalhadores do MTE tratar da campanha salarial 2024

Direção do Sindsep/MA realiza assembleia com trabalhadoras e trabalhadores do Ministério do Trabalho em São Luís para tratar da campanha salarial 2024 e pontos específicos de interesse da categoria.

Na oportunidade, o presidente do Sindsep/MA, João Carlos Martins explicou que a pauta da campanha salarial unificada dos servidores e servidoras públicas foi e está sendo exaustivamente debatida no âmbito do Fórum Nacional dos Servidores Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) para ser discutido junto à Secretaria de Gestão e Inovação através da mesa permanente de negociação permanente instalada pelo governo federal.

João Carlos lembrou ainda que mais uma vez os servidores e servidoras não estão contemplados no orçamento federal, como aconteceu em 2023 e que tal como aconteceu este ano, será necessária uma grande mobilização dos trabalhadores para convencer o Congresso a remanejar o orçamento para incluir na Lei Orçamentária Anual – LOA recursos para a recomposição salarial dos servidores federais.

“Nós precisamos estar unidos e mobilizados para pressionar os parlamentares a atender nossa demanda salarial que é urgente, pois a politica salarial das duas últimas gestões do governo federal foram muito ruins para os trabalhadores públicos, criando uma defasagem enorme nos vencimentos da categoria”, disse João Carlos Martins.

Durante a reunião foi tratado ainda das questões específicas dos servidores e servidoras do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, dando ênfase ao Plano de Cargos e Salários, reivindicação antiga da categoria.

Participaram da reunião também, a secretária Geral, Conceição de Maria Reis Silva, a diretora de Formação, Maria da Penha Figueiredo e o vice presidente do Sindsep, Raimundo Pereira, além do presidente da CUT Maranhão, Manoel Lages.

Como encaminhamento ficou definido que os servidores deveriam analisar a proposta que está sendo debatida no Fonasefe para que o sindicato possa encaminhar a posição do Maranhão em relação ao tema.