Reformulação da Funasa e Campanha 2024 foram temas em reunião com servidores no Apicum

Direção do Sindsep /MA reuniu com servidores da FUNASA/Apicum para tratar dentre outras pautas, a reformulação do órgão e a campanha salarial 2024.

Durante a reunião foi informado que o ministro Alexandre Padilha garantiu que agora com a certeza de que a Funasa não será extinta, será necessário agilizar o processo de reestruturação do órgão.

O Diretor de Formação da Condsef, José Figueiredo explicou que o presidente interino da FUNASA, Alexandre Ribeiro Motta, ainda não disponibilizou o relatório final sobre o processo, e que a Condsef está aguardando ter conhecimento sobre o teor do relatório para discutir com os servidores na Base. “estamos aguardando a disponibilização do relatório final para que possamos de fato encaminhar a todos os servidores a situação exata do processo, sobre a parte física – prédios e equipamentos – e claro, a parte mais importante, que trata dos servidores”, explicou José Figueiredo.

O vice-presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira lembrou da necessidade de os servidores pressionarem a bancada maranhense no Congresso para além de garantir a reestruturação da FUNASA, que coloquem recursos no orçamento 2024 para atender a recomposição salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal, que até agora não está previsto pelo governo federal.

O servidor Raimundo Rodrigues Santos Filho sugeriu ainda que fosse marcada uma reunião com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão -FAMEM para pedir ajuda com relação à pressão sobre os deputados e senadores, o que foi prontamente atendido pelos diretores presentes à reunião. “Nós vamos enviar um ofício ao presidente da FAMEM para solicitar uma audiência para que possamos tratar desse tema que também é de interesse da maioria das prefeituras do Maranhão”, disse Raimundo Pereira, vice-presidente do Sindsep/MA.

O diretor de Formação do Sindsep/MA, Manoel Cecílio, destacou ainda a importância dos Delegados de Base para a mobilização e de informações sobre o processo para a categoria. “Nossos Delegados de Base precisam estar mais presentes para que possamos estreitar a relação entre o sindicato e a Base”, afirmou Manoel Cecílio.