Mobilizações marcam o Dia do Trabalhador

As centrais sindicais participaram ontem, 01, de três momentos de mobilização na grande São Luís em alusão ao Dia do Trabalhador.

Os eventos aconteceram nos bairros do João Paulo, Quebra Pote e Vila Isabel.

Pela manhã, a mobilização foi proposta pelas centrais sindicais, e aconteceu no João Paulo, com o tema “Contra a Reforma da Previdência”.

À tarde, as atividades envolveram os trabalhadores e as comunidades do entorno do Quebra Pote e Vila Isabel.

Os dois eventos concentraram centenas de pessoas que marcharam em romarias em defesa da saúde, educação e Previdência Social.

Mobilizações em maio

No próximo dia 15, quando terá início a greve dos professores e das professoras. A paralisação deve ser expandida para todas as categorias trabalhistas em 14 de junho, que consta como indicativo para greve geral na agenda da CUT e que deve ser aprovado no ato de 1º de Maio em São Paulo.

Dirigentes solicitam que filiados se atentem para as atividades previstas em suas cidades e se esforcem para participar. O momento é crítico e exige mobilização multiplicada. Para a Condsef/Fenadsef é fundamental se engajar em toda essa luta para garantir os direitos não apenas de grupos específicos, mas de toda a população brasileira. A defesa de uma aposentadoria digna, por exemplo, é algo que afetará todas e todos.

Na última semana, a PEC 6, que altera o regime previdenciário brasileiro, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Agora ela segue para análise da Comissão Especial, instaurada às pressas. Prevista inicialmente para ter 26 titulares, sua composição foi aumentada para 49 nomes, o que pode favorecer sua aprovação e consequente empobrecimento dos trabalhadores para enriquecimento de bancos. A previsão é de que a Comissão Especial inicie os trabalhos em 7 de maio.

Com informações repassadas pela Condsef/Fenadsef.