IFMA Campus São Luís-Monte Castelo é credenciado como Huawei ICT Academy

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Monte Castelo foi credenciado como Huawei ICT Academy. Com o credenciamento, o campus poderá oferecer treinamentos em tecnologias da Huawei para alunos e docentes.

O chefe do Departamento de Inovação do IFMA e coordenador do projeto Huawei ICT Academy no instituto, Daniel Lima, explicou que o credenciamento habilita a instituição para realizar curso na área de Routing&Switching e vouchers aos alunos de cursos superiores para realização da prova de certificação. “Entre as vantagens, alunos do IFMA terão tanto o curso de forma gratuita, que algumas instituições cobram aproximadamente 990 dólares, quanto a prova de certificação, que costuma custar cerca de 200 doláres. É uma possibilidade patrocinada pela Huawei nesse sentido”, disse o coordenador do projeto.

O projeto prevê ainda a compra de aproximadamente R$ 52 mil em equipamentos da linha de Routing&Switching, que serão necessários ao curso oferecido. Também será instalado um novo laboratório no IFMA Campus São Luís-Monte Castelo para o funcionamento do ICT Academy.

Daniel Lima informa que, atualmente, as equipes estão trabalhando no planejamento dos cursos e está sendo finalizado o processo de certificação de instrutores do curso HCIA Routing&Switching que irão ministrar as disciplinas durante o período de treinamento. As vagas dos cursos serão abertas à comunidade acadêmica a partir de setembro deste ano. As primeiras turmas devem iniciar ainda em setembro, na modalidade a distância, em decorrência da pandemia covid-19. A divulgação será feita no site https://inova.ifma.edu.br/huawei/.

Parcerias

A habilitação do IFMA como Huawei ICT Academy é resultado da prospecção que a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) vem realizando em busca de parcerias e foi conseguida por meio da colaboração da Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (FUNETEC-PB) e da SUSTENTEC – durante a edição do Universo IFMA 2019, foi realizada mesa-redonda com a participação de representantes das duas entidades. A articulação do IFMA com as instituições possibilitou a conexão com a HUAWEI. A parceria está apoiada pela lei de informática, que trata da política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação.

Para Daniel Lima, além da parceria entre as instituições, outros fatores contribuíram para a certificação do IFMA como Huawei ICT Academy. “A existência de curso superior na área de Informática (Sistemas de Informação) e a alta demanda de alunos a cada semestre”, explicou.

Fonte: IFMA