Taxa média de desemprego cai para 7,8% em 2023, o menor patamar em nove anos
Captura do Estado pela dominância financeira é o que derruba investimento público
A Condsef/Fenadsef realizou no último dia 24, a posse da nova Direção Nacional e representantes dos Departamentos da entidade para o quadriênio 2024/2028.
O Sindsep/MA está representado nessa nova Direção através de Raimundo Pereira de Souza (Titular da Secretaria de Gênero, Raça, Juventude e Orientação Sexual) e José Ribamar Figueiredo Nascimento (2º Adjunto da Secretaria de Relações do Trabalho).
O sindicato também teve a sua representação empossada no Departamento de Educação, por meio da companheira Conceição de Maria Reis Silva.
Os representantes da maioria dos servidores do Executivo Federal terão o desafio de encaminhar e conduzir a luta por valorização dos servidores e defender investimento nos serviços públicos, o que inclui a luta por reajuste ainda este ano, a reestruturação de carreiras, a melhorias das condições de trabalho, entre outras reivindicações urgentes.
A Condsef/Fenadsef que integra o Fonasefe vai defender na MNNP a contraproposta unificada aprovada pela maioria dos federais. A contraproposta foi feita com assessoria da subseção do Dieese na Confederação e prevê reajustes em dois blocos.
O primeiro bloco são das categorias que tiveram reajuste bianual (2016 e 2017) e o segundo que tiveram reajuste em quatro anos (2016, 2017, 2018 e 2019). Os 9% do reajuste emergencial concedidos em 2023 pelo governo Lula também estão no cálculo.
Assim os percentuais da contraproposta dos servidores variam entre 22,71% e 34,32% a serem divididos em três anos a partir de 2024. Assim entre 2024 e 2026 os servidores do Bloco I teriam reajuste de 10,34% enquanto os servidores do Bloco II teriam 7,06%.
Na próxima terça-feira, dia 30, a Condsef/Fenadsef participa de uma plenária do Fonasefe que também deve referendar a contraproposta que será defendida pela bancada sindical na MNNP. Um calendário de luta e mobilização por avanços nas negociações com o governo também seguirá sendo debatido.
Com informações repassadas pela Condsef.
CONVOCATÓRIA URGENTE
RELAÇÃO DOS SERVIDORES DA EX-FUNDAÇÃO ROQUETTE PINTO PARA EXECUÇÃO PROCESSO DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE O ABONO DE PERMANÊNCIA PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS ATÉ DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2024
Clique aqui para ver a lista completa
O sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão – Sindsep, realizou na manhã de hoje programação alusiva ao dia do aposentado. Na ocasião, além de apresentar uma exposição de fotos das atividades realizadas pelo sindicato direcionadas aos filiados e filiadas aposentadas e pensionistas, a direção do Sindsep convidou o Dr. Guilherme Zagallo para ministrar palestra sobre a situação dos aposentados e pensionistas, quanto ao reajuste salarial de 2024.
Durante sua fala, o presidente do Sindsep/MA, João Carlos Lima Martins, destacou a importância da busca por felicidade e o significado dela para os aposentados e aposentadas. ”Nós sabemos dos desafios impostos a todos os servidores públicos, mas nesse momento queremos destacar os problemas enfrentados principalmente pelos aposentados e pensionistas que Vem se avolumando ao longo dos tempos. Mesmo depois de trabahar tantos anos, hoje veem seus direitos sendo tomados por governos insensíveis. Nós do Sindsep sempre lutamos e continuaremos a lutar em defesa desses direitos”, afirmou o presidente João Carlos Martins.
Em sua palestra o Dr. Zagallo chamou a atenção dos presentes sobre a importância dos aposentados continuarem a participar das discussões no sindicato, ponderando que hoje no serviço público temos servidores com expectativas diferentes, principalmente aqueles que entraram no serviço público depois de 2013, quando já assumiram seus cargos regidos sob uma legislação diferente dos antigos servidores.
“Nós todos precisamos entender que os novos servidores têm necessidades e preocupações diferentes em relação à carreira. Se os aposentados e pensionistas não estiverem presentes às discussões e negociações, a tendencia é que algumas de suas prioridades não sejam levadas em consideração. Portanto participem, deem suas sugestões e fortaleçam a luta dos sindicato em favor das necessidades de todos os servidores; Ativos, aposentados e pensionistas”, explicou Zagallo.
Ao final da palestra foram apresentados vídeos e músicas que fazem ou fizeram parte da história dos servidores públicos, além de ser servido um lanche aos aposentados e pensionistas que mais uma vez atenderam ao convite do sindicato e compareceram ao evento.
Confira as fotos abaixo
Ver essa foto no Instagram