Servidores federais seguem mobilizados contra o desgoverno Bolsonaro

O ano de 2022 será de muita luta contra o desgoverno Bolsonaro que teima em massacrar a classe trabalhadora.

O fantasma da PEC 32, da Reforma Administrativa, ainda segue ameaçando os servidores públicos e precisa ser derrotada no Congresso Nacional.

Com salários congelados há 5 anos, a maioria dos servidores do Executivo Federal protesta frente ao reajuste anunciado pelo governo Bolsonaro apenas para beneficiar carreiras da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Amanhã, 11, a Condsef realiza reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), às 09h.

No próximo dia 14 (sexta-feira), a Condsef vai participar de uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para deliberarem sobre a greve geral do funcionalismo e também sobre o Dia Nacional de Luta, marcado para o dia 18 de janeiro.

No dia 20, a Condsef realizará uma Plenária Nacional para discutir a greve geral da categoria.

“Discutir a administração pública como um todo”

Ao Brasil de Fato, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, representando o Fonasefe, argumentou que a categoria quer tratar não apenas de recomposição salarial e da perda do poder de compra do funcionalismo, mas de uma necessária reestruturação do setor público, “não como a reforma administrativa que prevê a destruição do serviço público”.

“Nós queremos discutir a administração pública como um todo”, aponta Sérgio. “A gente quer que faça concurso público, pra recompor a força de trabalho, quer que melhorem os recursos pra ciência, pra educação, pras políticas de saúde, entre outras coisas”.

É inegável que o congelamento salarial que corroeu o poder de compra da categoria nos últimos anos é um fator preocupante. De acordo com levantamento do Dieese, as perdas salariais da maioria do Executivo podem ultrapassar 40% a depender da categoria a exemplo de servidores do PGPE (Plano Geral Poder Executivo) e CPST (Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho). Nessas duas carreiras se concentram a maioria dos servidores federais ativos, aposentados e pensionistas.

Confira o calendário de reuniões que vão ocorrer de modo remoto através do Zoom:

Dia 11 | às 9h
Reunião Conselho Deliberativo de Entidades (CDE).

Dia 14 | partir das 8h
Reunião Fonasefe;

Dia 20 | a partir das 9h
Plenária Nacional Condsef/Fenadsef que pode deliberar greve geral;

Dia 26 a 30 | (presenciais e virtuais).
FSM Porto Alegre.

Com informações repassadas pela Condsef.