Servidores do IBAMA e do ICMbio aprovam a proposta do Governo com ressalvas

O Sindsep/MA realizou na manhã de hoje, 07 de maio, uma Assembleia Específica na sede do Ibama, com os servidores do órgão e do ICMbio, para que fosse discutida a proposta apresentada pelo Governo sobre a Carreira Ambiental.

A assembleia teve participação maciça dos servidores tanto de forma presencial como online, e a proposta do Governo foi aceita em alguns pontos, sendo que outros foram reprovados pela categoria.

Os servidores decidiram por não aceitar os seguintes pontos: Mesmas condições para quem está na carreira e para quem estará nela; inclusão da Carreira na Lei n° 12.855/2013 em detrimento da Gratificação de Localização proposta pelo MGI; Inclusão a previsão de pagamento de periculosidade e insalubridade para os servidores ambientais na Lei da Carreira; e tabelas do PECMA como espelhos da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente.

Esses pontos que foram negados pela categoria serão ainda discutidos na Mesa Permanente, e a mobilização da categoria é no intuito de que esses pontos sejam melhoras e possam beneficiar o conjunto dos servidores federais que compõem a Carreira Ambiental.

Os servidores da Carreira Ambiental cuidam de 336 unidades de conservação, ou seja, de mais de 1,7 milhões de quilômetros quadrados de áreas protegidas, patrimônio do povo brasileiro.

Também são os responsáveis pelo monitoramento da biodiversidade, pela elaboração e coordenação de políticas públicas e pesquisas ambientais, subsidiando ações como licenciamento e criação de áreas protegidas federais, entre outras ações.

A Direção do Sindsep avaliou a assembleia como positiva e agora aguarda as diretrizes que serão repassadas pela Condsef/Fenadsef.