Sindsep/MA realiza assembleia com servidores do IBAMA e ICMBio

Os servidores do IBAMA e ICMBio do Maranhão entraram em greve a partir de hoje, 1º de julho conforme assembleia realizada na sede da entidade dia 17 de junho.

O movimento paredista é nacional e foi construído com consequência da negativa do governo em atender minimamente as demandas da categoria no que se refere ao Plano de Cargos e Carreira da categoria.

Pela manhã, sob orientação da direção do Sindsep/MA e da sua assessoria jurídica, através do Dr. Arnaldo Vieira, a primeira atividade dos grevistas foi instalar em assembleia no auditório da superintendência do IBAMA em São Luís o comando de greve conjunto dos servidores do IBAMA e ICMBio, o grupo foi formado de forma provisória por Ana Rosa Marques e Natália Costa Silva, e ficou definido que elas farão um mapeamento do movimento em todo o Maranhão para que posam ser criadas estratégias de mobilização de toda a categoria.

O presidente do Sindsep/MA, João Carlos Lima Martins chamou a atenção para a importância de todos se filiarem e assinarem a lista de ponto da greve encaminhada pelo Sindsep/MA para que possam ter a proteção do sindicato.

“Nós já trouxemos a folha de ponto da greve e todos que efetivamente estão em greve precisam assinar para que o sindicato possa justificar as faltas posteriormente nas negociações com o governo”, disse João Carlos Martins.
Dr. Arnaldo Vieira quando questionado sobre a possibilidade de servidores em estado probatório participarem do movimento grevista, explicou que não existe nada na lei que os impeça.

“O direito de greve dos servidores nunca foi regulamentado pelo congresso, então o STF determinou que até ser regulamentado seria usado como parâmetro os direitos dos trabalhadores regidos pela CLT, portanto não tem nada que impeça os servidores em estágio probatório de participarem do movimento paredista”, explicou o advogado.