IFMA promove inclusão para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Codó

O Instituto Federal do Maranhão realizou, no final de setembro, no auditório do Campus Codó, a certificação de 32 estudantes do curso de Formação de Masseiro, ofertado no âmbito do Programa Mulheres Mil, em conjunto com a aula inaugural do mesmo curso para uma nova turma, composta por 35 mulheres.

“O curso de Masseiro, ofertado pelo IFMA Campus Codó, traz à tona um dos principais motivos para a implantação dos Institutos Federais, que é de impactar positivamente no desenvolvimento regional”, destacou o diretor do campus, Wady Castro. “ Estou certo que esta ação vai impactar de forma a melhorar a vida destas mulheres”, prosseguiu.

“É preciso ressaltar a importância das parcerias para alcançarmos esse público, como a viabilizada com o CRAS, pelo Núcleo de Extensão do IFMA Codó, conduzido pela professora Maria Christina que também coordena o Programa Mulheres Mil no campus”, finalizou.

As aulas do curso das formandas foram iniciadas em abril e encerradas em julho, durante a Feira Agropecuária do município (50° ExpoCodó), com desenvolvimento de ação relativa à disciplina de Empreendedorismo, quando organizaram uma exposição de produtos no stand do IFMA.

“É uma experiência extremamente gratificante participar desse processo”, avaliou a coordenadora local do Programa Mulheres Mil, Maria Christina Castro. “Eu sempre estive ao lado do Mulheres Mil desde 2012, mas é a primeira vez que eu estou à frente, com uma turma de 40 mulheres no curso de Masseiro que nasceu como uma demanda de um bairro muito pobre chamado São Francisco, onde a coordenação do CRAS quer criar uma padaria comunitária”, ressaltou.

As aulas do curso foram ministradas, às segundas, terças e sextas-feiras, no período vespertino, totalizando 160 horas, com a uma matriz curricular, em que constaram Matemática aplicada; Cidadania, Relações humanas e direitos das mulheres; Produção de pães; de salgados; de bolo e biscoitos e de pizza, além de Noções de empreendedorismo.

“Nós temos buscado cumprir os objetivos do programa que é qualificar mulheres para o mundo do trabalho e promover a retomada da escolaridade”, afirma a coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFMA, Dayse Araújo. “Além da educação profissional, o programa trabalha a valorização da autoestima dessa mulher, o resgate da cidadania, o autocuidado e dela se entender enquanto cidadã, enquanto mulher, enquanto empreendedora”, aponta  Dayse Araújo.

O evento contou com a palestra “Atuação da Comissão de Mulheres e Advogadas  da OAB-MA, Subseção Codó”, ministrada pela presidente da Comissão de Mulheres e Advogadas, da Subseção da OAB Codó, Maria Rosicléia Silva.  que foi acompanhada pela integrantes da comissão, Cláudia Barros, Emili Falcão e Emanuele de Sousa.

A cerimônia, realizada na tarde do dia 27, no auditório do campus, foi prestigiada, ainda, pela chefe do Núcleo de Extensão do IFMA Campus Codó, Jandherson Moura Silva,  pela secretária Adjunta de Assistência Social do município, Maria José Sampaio Silva, pela diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Rosileide Sousa da Silva, pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Silvia Aguiar, e pelas coordenadoras dos centros de Referência de Assistência Social de Trizidela, Láiza Soares, e de Codó Novo, Dalva Teixeira e Rosângela da Conceição.

O evento foi encerrado com um lanche em que o cardápio e os produtos foram elaborados pelas próprias alunas do curso do ciclo 1 que estavam sendo certificadas. Em seguida, ocorreu uma atividade de recepção coordenada pela professora Maria Christina Castro, com visita ao Sisteminha, tecnologia social concebida pela Embrapa Cocais e implantada no IFMA, que consiste num módulo de produção alimentar integrado para criação de galinhas e peixes, compostagem, vermicompostagem, horticultura e geração autônoma de energia por meio de usina fotovoltaica.

Fonte: IFMA