Sindsep participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de destacar a  importância dos diversos ecossistemas brasileiros, a promoção do conhecimento sobre a biodiversidade do Brasil e as tecnologias sociais ligadas à preservação e o desenvolvimento sustentável , o Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus Santa Inês está realizando de 14 à 18 de a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Biomas do Brasil: Diversidades, saberes e tecnologias sociais”.

Durante o evento, professores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica e organizações parceiras estão integrados em uma programação variada, incluindo palestras, workshops, exposições e oficinas sobre o tema.

Para o vice-presidente do sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão, SINDSEP/MA, Raimundo Pereira, essa é uma iniciativa muito importante não só para os alunos, mas para a cidade também pois as discussões apontarão soluções para o desenvolvimento sustentável e poderá ser aplicado aqui mesmo na região. “Essa é uma grande oportunidade para a troca de experiências entre sociedade e academia e o Sindsep é um parceiro dessa iniciativa por entendermos que somente juntando a academia e a comunidade poderemos construir uma sociedade mais justa em uma realidade de sustentabilidade”, afirmou Raimundo Pereira.

Dentre os projetos apresentados pelos alunos, podemos destacar alguns trabalhos dos alunos orientados pelo professor Pedro Batalha, como a construção pela equipe Aeroroots de um avião que irá participar de competições nacionais; o foguete projetado pela equipe Matinta e o veículo sustentável da equipe Agnes.

Raimundo Pereira afirmou ainda que essa é uma experiência bastante exitosa e que o Sindsep já está articulando com outros diretores do IFMA a parceria para a realização de outras atividades iguais a essa em outras regiões do estado.

A 21ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia” do IFMA campus Santa Inês segue hoje, quarta-feira, em seu terceiro dia com uma programação bastante variada.

Pela manhã, teremos exposição de experimentos de matemática, com a professora Leda Cabral.

À tarde, o professor  Marlon P. Farias acompanhará no laboratório de informática a competição HACKATON.

Acontece também à tarde no auditório da escola, a mesa redonda: Meio ambiente e Gestão Ambiental ; integrando ciência, política e sociedade, que contará com a palestra “Impactos da poluição à saúde e ao meio ambiente em São Luís”, ministrada pelo ambientalista  e advogado sindical Guilherme Zagallo; participarão da mesa também os professores Adilio Lima Campos e Celso Barros com a palestra “Microplástico e meio ambiente: possíveis impactos na vida aquática do lago Grajaú  e do rio Pindaré”  e o professor Celso Barros ministrará ainda a palestra “Práticas de gestão de resíduos domésticos na aldeia Tabocal, no município de Bom Jardim-MA: desafios para a sustentabilidade na Terra indígena”.