O Sindsep/MA recebeu seus filiados na última sexta-feira, 23, para celebrar o dia dos aposentados. Além de homenagear aos trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram a construir os serviços públicos, o encontro de aposentados e aposentadas, foi também uma oportunidade de trocar informações e estreitar o vínculo de nossos aposentados com o Sindicato.
A direção montou uma programação que incluiu explanações sobre as reformas previdenciárias e suas implicações para os servidores, aspirações e perspectivas para os aposentados; palestra com a geriatra, Dra. Antonia Marlene Lima Santos, sobre a importância de continuar tendo uma vida digna e produtiva com advento da aposentadoria, além da difusão da campanha, “janeiro branco”.
Em seguida, além de ser oferecido um lanche, foram sorteados vários brindes para os filiados presentes.
“Nós entendemos que o sindicato é uma instancia política e por conseguinte, precisamos preparar nossas atividades de forma a valorizar e festejar, mas também exercendo seu papel formador. Festejar é muito importante, mas o conhecimento aponta caminhos e nos liberta”, afirmou o presidente do Sindsep, João Carlos Lima Martins, que fez a apresentação sobre as reformas administrativas e suas consequências para a categoria além de explanar sobre o atual cenário dos aposentados, com suas perspectivas para o futuro.
Já a dra. Antonia, destacou a importância de fazer atividades físicas e intelectuais para envelhecer de forma sadia e poder assim continuar tendo uma vida produtiva mesmo depois de aposentados. “Lembrem-se, estamos nos aposentando de nossas atividades e obrigações como servidores públicos, não estamos nos aposentando da vida”, disse a médica geriatra.
Já o vice-presidente do Sindsep/MA, Raimundo Pereira, que deu uma breve explicação sobre a campanha “janeiro branco” e a importância de combater a exaustão por pressões cotidianas e ressignificar o cuidado com a mente com foco na Saúde Mental, destacou a relevância de difundir a campanha. “Precisamos desacelerar nosso ritmo de vida, focando na educação emocional, combatendo estigmas e implementando práticas preventivas em empresas, escolas e no ambiente familiar”, disse Raimundo Pereira.
