Em entrevista ao programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, o coordenador de Núcleos da Rádio Universidade FM, Paulo Pellegrini, contou que a parceria firmada recentemente com a Rádio Timbira AM busca realizar uma série de entrevistas com os onze candidatos à Prefeitura de São Luís. Segundo ele, as rádios têm características semelhantes: embora a Timbira AM seja uma rádio estatal, e a Universidade FM, educativa, ambas prezam pela boa qualidade de sua programação de maneira que acrescente aos ouvintes informações de interesse público.
A série será feita em formato de bate-papo, como explicou Pellegrini, com temas livres para o candidato, podendo haver, dentro do limite do tempo e do bom senso, momento de réplica e tréplica. O programa será transmitido, simultaneamente, pelas emissoras e também pelas redes sociais da Timbira AM.
“Será um momento de muita informação e conhecimento das plataformas de cada candidato; uma oportunidade de conhecer as propostas de governo para a mobilidade urbana, cultura, limpeza pública, saúde, segurança, ou seja, pautas fundamentais para serem discutidas com o postulante ao cargo máximo de gerência da cidade”, disse.
A sabatina começou ontem, 5, e ocorreu nos estúdios da Rádio Timbira AM, com o candidato Eduardo Braide (Podemos). Hoje, o entrevistado foi Hertz Dias (PSTU).
As entrevistas são conduzidas pelo jornalista Marcus Saldanha (Timbira AM), e as perguntas são feitas pelos jornalistas Adalberto Júnior (Universidade FM) e Edvaldo Oliveira (Timbira AM).
Segundo Paulo Pellegrini, as rádios fazem questão de “abrir o microfone” para os onze candidatos a prefeito de São Luís, apesar da legislação eleitoral não obrigar o convite aos candidatos que não pertencem aos partidos com representação no Congresso Nacional.
“A série de entrevista optou por agraciar todos os candidatos, independentemente de seus partidos, porque entendemos que estamos discutindo o futuro, uma projeção para 2021, e, portanto, todos devem ter a mesma oportunidade para defender suas propostas para a cidade de São Luís”, declarou. Ele acrescentou, ainda, que os ouvintes não poderão fazer perguntas ao vivo, porque a série preza por maior isonomia, evitando uma interferência externa que prejudique o equilíbrio do programa.
Ordem das entrevistas
7 de outubro
Rubens Pereira Jr. (PCdoB)
8 de outubro
Bira do Pindaré (PSB)
9 de outubro
Neto Evangelista (DEM)
12 de outubro
Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)
13 de outubro
Silvio Antônio (PRTB)
14 de outubro
Yglésio Moyses (PROS)
15 de outubro
Duarte Júnior (Republicanos)
16 de outubro
Carlos Madeira (Solidariedade)
19 de outubro
Franklin Douglas (PSOL)
Fonte: UFMA