Condsef/Fenadsef
COMUNICADO 9 DA CONDSEF/FENADSEF – 08.04.2026 ASSINADO O ACT 2026-2027
Assembleias dos empregados e empregadas da EBSERH, realizadas entre 7 e 8 de abril, autorizaram, por maioria, a CONDSEF/FENADSEF e demais entidades sindicais a assinarem o ACT 2026-2027 conforme a proposta apresentada pela empresa:
• reajuste salarial e de benefícios de 100% do INPC, a partir de 1º de junho;
• manutenção das cláusulas do ACT 2024-2026;
• inclusão de 14 novas cláusulas sociais negociadas.
O Acordo foi fechado em sessão de conciliação no TST, nesta quarta, dia 8, sem apreciação de mérito quanto à abusividade da greve. Na Ata da conciliação ficaram registrados ajustes de redação na cláusula que trata do Desenvolvimento na Carreira e o tratamento a ser dado aos dias parados, com o abono de metade dos dias e compensação do restante. A Empresa também se comprometeu, em ata, a divulgar em 10 dias a tabela do PCCS e recorrer da decisão da SEST que rejeitou o Plano.
A decisão das assembleias de base da CONDSEF/FENADSEF, por unidade federativa foi a seguinte:
APROVARAM O ACORDO E EVITARAM O DISSÍDIO – nove estados:
Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins
REJEITARAM O ACORDO E DECIDIRAM IR PARA DISSÍDIO – seis estados:
Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo.
Diversas assembleias dos sindicatos filiados à base da CONDSEF/FENADSEF votaram pela exclusão da cláusula da taxa negocial (Contribuição dos Empregados) que, no entanto, foi mantida em virtude da posição das demais entidades.
Nos próximos dias a CONDSEF/FENADSEF distribuirá todos os documentos relativos ao fechamento do ACT 2026-2027, com vigência de 01.06.2025 a 31.05.2027, visando a detalhar e esclarecer cada uma e o conjunto das cláusulas.
A partir de agora, vamos voltar nossos esforços para uma preparação mais organizada e mais eficiente da luta da categoria já visando o próximo ACT, continuando a perseguir aumento real de salários para começar a recuperar as perdas históricas.
A luta continua! Filie-se aos sindicatos gerais, classistas e combativos, filiados à CONDSEF/FENADESF.
Brasília, 08 de abril de 2026
Direção da CONDSEF/FENADSEF
