Trabalhadores da Ebserh/MA realizam assembleia e recusam proposta imoral da empresa

O Sindsep/MA realizou ontem, 24, uma Assembleia por Local de Trabalho, com os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que aconteceu na área externa do Hospital Universitário Presidente Dutra.

A reunião tinha como pauta a avaliação da proposta apresentada pela Ebserh na reunião que aconteceu com os diretores da Condsef/Fenadsef e os representantes da Comissão Nacional do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT/2020/2021.

Na proposta do ACT 2020/2021, a Ebserh, cita um “reajuste” linear de R$ 500,00 acrescido aos vencimentos bases das categorias, o que segundo a empresa, trará um ganho real para mais de 15 mil empregados(as).

Segundo a Condsef/Fenadsef o fato que não condiz com a realidade apresentada nos próprios documentos repassados de forma transparente no site da Ebserh. Ainda de acordo com a Confederação, os trabalhadores terão percas salariais significativas com essa proposta apresentada pela empresa.

Outro ponto da proposta é a equiparação da insalubridade baseada no salário mínimo, o que traz perdas de 27% no salário dos trabalhadores. “Essa proposta da Ebserh chega a ser imoral, justamente em um momento, onde o Governo Federal deveria valorizar ainda mais o profissional da área da saúde”, acrescentou Raimundo Pereira de Souza, presidente do Sindsep/MA.

A proposta da Ebserh é tão indecente, que em uma assembleia que a priori, era apenas para representantes setoriais, a presença dos demais trabalhadores foi inevitável. A preocupação com uma possível redução salarial fez com que os empregados da Ebserh participassem em massa da reunião.

“Entendemos o momento crítico, pelo qual, o Brasil vem passando com essa pandemia. O que observamos aqui foi o medo de não honrar nossos compromissos financeiros ser maior até mesmo que temor de contrair a Covid. Não era a nossa intenção reunir tantas pessoas, até mesmo pelo fato da reunião ser voltada para representantes setoriais, mas fica quase inviável controlar as pessoas numa situação que vai afetar diretamente a renda mensal de suas famílias”, comentou Marcos Ferreira, secretário de Comunicação do Sindsep/MA.

A assembleia votou pela negação da proposta da Ebserh, e agora aguarda o resultado das assembleias dos outros estados, que muito possivelmente irão rejeitar essa proposta imoral que foi repassada pela empresa.