Sindsep/MA participa de Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar

O Sindsep/MA participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Paço do Lumiar na última quinta-feira, na pauta; a prestação de contas do exercício 2022, discussão e deliberação sobre o planejamento do Conselho para o ano de 2023 e marcação da data da Conferência Municipal de Saúde.

Os representantes – titular e suplente – do Sindsep, Vicência Moraes e Manoel Lages participaram das discussões, ajudando a construir o calendário para as atividades em pauta. As contas foram aprovadas por unanimidade e sem ressalvas. Ficou consensuado ainda que o Planejamento será realizado no próximo dia 9 de março e a Conferência Municipal de Saúde, no dia 24.

O presidente da CUT e suplente do Conselho Municipal, Manoel Lages, destacou que é imprescindível a articulação que o controle social exerce para elaboração e cumprimento das políticas públicas e os benefícios que geram para a população. Na oportunidade, Manoel ressaltou a importância da realização da Conferencia Municipal para o credenciamento à Conferencia Estadual de Saúde. “De acordo com os critérios da Conferencia Nacional e da estadual, Paço do Lumiar precisa eleger delegados comprometidos com a saúde dos munícipes na busca por melhorias e avanços para o SUS”, disse Manoel Lages.

A representante titular do Sindsep, Vicência Moraes apontou a necessidade do movimento sindical estar inserido nesse debate por ser parte integrante do processo, pois traz no contexto dos seus filiados trabalhadores de saúde e também usuários do sistema SUS. “O Sindsep sempre participou dos espaços de discussão e controle das políticas públicas e no caso dessa área específica temos uma responsabilidade ainda maior pelo tamanho da nossa Base no setor de saúde” explicou Vicência Moraes.