Diretores do Sindsep são empossados na nova Direção da Condsef

A Condsef/Fenadsef realizou no último dia 24, a posse da nova Direção Nacional e representantes dos Departamentos da entidade para o quadriênio 2024/2028.

O Sindsep/MA está representado nessa nova Direção através de Raimundo Pereira de Souza (Titular da Secretaria de Gênero, Raça, Juventude e Orientação Sexual) e José Ribamar Figueiredo Nascimento (2º Adjunto da Secretaria de Relações do Trabalho).

O sindicato também teve a sua representação empossada no Departamento de Educação, por meio da companheira Conceição de Maria Reis Silva.

Os representantes da maioria dos servidores do Executivo Federal terão o desafio de encaminhar e conduzir a luta por valorização dos servidores e defender investimento nos serviços públicos, o que inclui a luta por reajuste ainda este ano, a reestruturação de carreiras, a melhorias das condições de trabalho, entre outras reivindicações urgentes.

A Condsef/Fenadsef que integra o Fonasefe vai defender na MNNP a contraproposta unificada aprovada pela maioria dos federais. A contraproposta foi feita com assessoria da subseção do Dieese na Confederação e prevê reajustes em dois blocos.

O primeiro bloco são das categorias que tiveram reajuste bianual (2016 e 2017) e o segundo que tiveram reajuste em quatro anos (2016, 2017, 2018 e 2019). Os 9% do reajuste emergencial concedidos em 2023 pelo governo Lula também estão no cálculo.

Assim os percentuais da contraproposta dos servidores variam entre 22,71% e 34,32% a serem divididos em três anos a partir de 2024. Assim entre 2024 e 2026 os servidores do Bloco I teriam reajuste de 10,34% enquanto os servidores do Bloco II teriam 7,06%.

Na próxima terça-feira, dia 30, a Condsef/Fenadsef participa de uma plenária do Fonasefe que também deve referendar a contraproposta que será defendida pela bancada sindical na MNNP. Um calendário de luta e mobilização por avanços nas negociações com o governo também seguirá sendo debatido.

Com informações repassadas pela Condsef.