Sindsep realiza Assembleia Geral no IPHAN
Sindsep realiza Assembleia Geral no INCRA
Box: Marcha a Brasília leva pauta da CUT e demais centrais pelo fim da escala 6 x 1
Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira (23)
Fenadsef, Fisenge e Asnab
Após uma nova rodada de negociações entre a comissão dos empregados e a direção a Conab nos dias 7, 8 e 9 de abril, a empresa apresentou uma contraproposta que deverá ser debatida em assembleias pela categoria. Os empregados da Conab em todo o Brasil têm até o dia 29 para encaminhar os resultados das assembleias.
Na mesa de negociação, as comissões revisaram as cláusulas sociais e os trabalhadores apresentaram os estudos do Dieese para embasar tecnicamente as contestações referentes à proposta econômica apresentada pela Conab. A partir de estudo complementar do Dieese, os trabalhadores apresentaram comparações com outras empresas dependentes do Tesouro, também quanto ao quesito auxílio alimentação, e trouxe à tona a inflação dos alimentos no período (4,52%).
A direção da Conab submeteu os elementos e argumentações apresentados pela comissão dos empregados à Sest que retornou essa semana uma contraproposta que em linhas gerais inclui ACT bianual (2024/2025 e 2025/2026), nas seguintes condições:
1) Reajuste do ACT 2024/2025 com retroatividade à data-base (1º de setembro);
2) Salários e demais benefícios (com exceção do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT) serão reajustados em 2,97% (80% do INPC [3,71%], acumulado nos 12 meses anteriores à data-base);
3) Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT: reajuste de 4,52% (percentual equivalente à inflação dos alimentos, que é maior que o INPC acumulado nos 12 meses anteriores à data-base), cujo valor mensal será de R$1.043,08, retroativos a primeiro de setembro de 2024.
4) Para o ACT 2025/2026, os Salários e Benefícios (incluindo o PAT) serão reajustados em 100% do INPC acumulado nos 12 meses anteriores à data-base (setembro/2024 a agosto/2025). [Esse reajuste será aplicado a partir de 1° de setembro de 2025.]
>> Acesse AQUI a íntegra da contraproposta apresentada pela Conab
Fenadsef, Fisenge e Asnab vão preparar um documento com a íntegra de todo o resultado das negociações do ACT que será submetido à deliberação em assembleias. Fique atento ao calendário de assembleias em seu estado e participe. Quem decide é quem participa!
Fonte: Condsef
Servidores federais, estaduais e municipais reunidos na Aliança das Três Esferas vão estar juntos na Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pela CUT e demais centrais sindicais, que acontece no próximo dia 29, terça-feira, em Brasília. A concentração será no estacionamento do Teatro Nacional a partir das 8 horas.
Com o tema “Valorização para quem faz o Estado”, servidores vão levar para a marcha reivindicações urgentes para o conjunto do funcionalismo brasileiro. Entre as bandeiras centrais está a luta pelo fim do confisco das aposentadorias, pela manutenção do Regime Jurídico Único (RJU) e pela regulamentação da Negociação Coletiva. Federais, estaduais e municipais levarão também suas pautas específicas.
A intenção é mais uma vez fazer história. No ano passado a marcha, convocada pela CUT e demais centrais, reuniu mais de 20 mil trabalhadores. A luta pela revogação das reformas trabalhista e previdenciária e o fim da lei das terceirizações, eixos centrais no ano passado, continua. O protesto contra a manutenção de elevadas taxas de juros que travam o desenvolvimento econômico dos brasileiros também deve estar entre as bandeiras de destaque esse ano.
Uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também será reivindicada.
A classe trabalhadora, incluindo servidores e empregados públicos de todo o Brasil, espera e seguirá reivindicando dignidade e inclusão no orçamento em busca do atendimento das principais reivindicações do setor.
Fonte: Condsef
Servidores federais, estaduais e municipais se unem em Marcha da Classe Trabalhadora
Edital de Convocação Nº 003/2025: Assembleia Geral – INCRA/MA
Papa Francisco defendeu movimento sindical como instrumento de igualdade social
Uema oferta curso de Gestão da Qualidade em Bacabal no Vestibular ProfiTec 2025
Após cerca de 07 anos de batalhas judiciais, o Sindsep/MA venceu ação judicial coletiva contra a EBSERH para condená-la a aumentar o adicional de insalubridade pago aos empregados lotados na UTI-GERAL de 20% para 40%, bem como a pagar as diferenças devidas a cada empregado, contadas a partir de 12/04/2013.
A decisão obtida esclarece, ainda, que não deverá ser modificada a base de cálculo do adicional de insalubridade dos empregados admitidos antes da mudança no regulamento de pessoal, de modo que, para tais servidores, o novo valor do adicional de insalubridade deverá ser calculado com base no salário-base de cada empregado.
A fase de cumprimento de sentença já se iniciou com o pedido de majoração do adicional de insalubridade. Num segundo momento, será necessário identificar cada trabalhador abrangido pela decisão, calcular as diferenças devidas e apresentar as cobranças judicialmente dos valores com a inclusão de juros e correção monetária.
É importante ressaltar que majoração do adicional de insalubridade abrange apenas aqueles trabalhadores que atualmente estão lotados na UTI-GERAL. Todavia, o pagamento das diferenças desde 12/04/2013 engloba também aqueles trabalhadores que já não estão mais lotados no setor.
Vitória da base!
Filie-se ao SINDSEP/MA e fortaleça a luta pelos seus direitos!