SINDSEP PARTICIPA DE ATO NACIONAL CONTRA A PEC 38 EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

Quarta-feira (29), em Brasília (DF).

 

O Sindsep/MA esteve presente, por meio de sua Direção, no Ato Nacional contra a PEC 38 – Reforma Administrativa, realizado na manhã desta quarta-feira (29), em Brasília (DF).

O ato reuniu servidores federais, estaduais e municipais de todas as regiões do país, que se mobilizaram para dizer não à PEC 38, considerada um dos maiores ataques ao Estado brasileiro desde a Constituição de 1988. A concentração aconteceu em frente ao Museu Nacional, com a presença de caravanas de diversas categorias e estados.

A mobilização foi organizada por centrais sindicais, entidad

Ato Nacional contra a PEC 38

es representativas e movimentos sociais, que denunciaram os riscos da proposta apresentada pelos deputados Hugo Motta, Pedro Paulo e Zé Trovão, entre outros. Segundo as entidades, a PEC 38 busca fragilizar os serviços públicos, reduzir direitos e abrir caminho para a privatização de áreas essenciais.

“A PEC 38 não é uma reforma — é um projeto de demolição do Estado brasileiro. Quer transformar direitos em mercadorias e o serviço público em negócio”, destacam as entidades organizadoras.

Ato em defesa dos intoxicados da ex-Sucam

Durante a tarde, a mobilização seguiu com um ato em frente ao Ministério da Saúde, em defesa dos trabalhadores intoxicados da ex-Sucam, hoje vinculados à Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os servidores reivindicam reconhecimento, reparação e acompanhamento médico adequado para todos os afetados pela exposição a produtos químicos usados em campanhas de combate a endemias, como o DDT.

Esses trabalhadores, que atuaram no enfrentamento de doenças como malária e dengue, carregam sequelas graves e são símbolo de dedicação e compromisso com o povo brasileiro. A luta deles é também pela memória e justiça de quem serviu ao país em condições adversas.

Cicero Rodrigues Noleto, Carlos Sidney, Edilson Rodrigues, Cícero Rodrigues Aragão, Raimundo Pereira, João Batista, José Ribamar Figueiredo.

Rejeição crescente à PEC 38

A mobilização em Brasília ocorre em meio a um forte repúdio nacional à proposta da Reforma Administrativa.

Na enquete aberta pela Câmara dos Deputados, mais de 51 mil pessoas já se manifestaram, sendo 96% totalmente contrárias à PEC 38.

Os comentários refletem a indignação da sociedade com o desmonte de políticas públicas e a tentativa de culpar os servidores pelos problemas fiscais do Estado.

O SINDSEP reafirma seu compromisso com a defesa do serviço público e dos servidores, e seguirá mobilizado em unidade com outras entidades em todo o país.

“Amanhã estaremos novamente em Brasília mostrando que o serviço público tem quem o defenda. Nenhum direito a menos!”

Com informações repassadas pela Condsef.

Diário Sindsep/MA, nº 5160 – 24/10/25

Sindsep/MA promove manhã de atenção e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

Sindsep/MA inicia entrega dos convites para a festa de 35 anos de fundação

Edital de Convocação Nº 041/2025: Assembleia Geral

Edital de Convocação Nº 042/2024: Assembleia Específica / IPHAN-MA

Reunião do Fórum de Participação Social em Brasília sobre a Agenda de Ação da COP 30

Aviso: Ponto Facultativo

Outubro Rosa: Sindsep/MA alerta para a prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero

Sindsep/MA realizou hoje, 22, uma manhã de atenção e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. O evento é alusivo à campanha outubro Rosa que alerta para a necessidade de prevenção e foi realizado no auditório do sindicato em sua sede no Monte Castelo.

Um dos grandes gargalos para o diagnóstico precoce e o início do tratamento é o medo e a falta de informações. Para desmistificar um pouco e romper como medo, o a direção do Sindsep organizou a vinda de uma palestrante especializada no tema; a enfermeira Silviane Silva, pós graduada em oncologia e em UTI, supervisora da clínica pediátrica do Hospital Aldenora Bello.

Durante a palestra, a enfermeira Silviane discorreu sobre os tipos de anomalia que podem ser observadas, os fatores de risco, destacando que nem todo tipo de nódulo é maligno, mas que todos devem ser investigados. Chamou atenção ainda para o fato de que o auto exame é muito importante, mas, que a mamografia e outros tipos de exame clínicos não podem ser descartados.

O medo e a falta de informação precisam ser combatidos. O câncer de mama é tratável e tem cura, mas para que o tratamento tenha êxito, é necessário que o diagnóstico seja feito precocemente.

Para o presidente do Sindsep, João Carlos Lima Martins, essas campanhas são importantes e chamam a atenção para a necessidade de engajamento e conscientização para o diagnóstico precoce.

“precisamos ter coragem e esperança, tendo certeza que a luta pela vida vale a pena e que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a probabilidade de cura”, disse João Carlos Lima Martins.

No decorrer da manhã foi disponibilizado ainda aferição de pressão e exame de glicemia, ofertado através da parceria com a I-Medical, imagem e diagnostico.

Em parceria com a Mary Kay, foi montado também uma sala para a realização de maquiagem e cuidados estéticos para as mulheres presentes.

Confira as fotos em nosso instagram @sindsepmaranhao