Sindsep realiza atividade em homenagem ao Dia do Aposentado

Para celebrar o Dia do Aposentado, o Sindsep realizou hoje, 24, no Cine teatro Viriato Correa, no IFMA Monte Castelo uma manhã festiva para os filiados(as) aposentados(as).

A abertura do evento contou com a presença da secretária Geral, Conceição Reis Silva, do diretor da secretaria de Aposentados e Pensionistas, Ariosvaldo Lobato e do presidente do Sindsep, João Carlos Martins.

Após o Ato de abertura, o coach Guilherme Junior proferiu a palestra “Viver melhor cuidando da saúde mental” para uma plateia atenta e entusiasmada. Guilherme chamou a atenção para a importância de envelhecer com saúde e entendendo as mudanças que o corpo vai sofrendo normalmente com a passagem do tempo.

O palestrante alertou ainda para o significado do termo aposentado, que quer dizer deixar de trabalhar, e não deixar de viver, explicando a importância de continuarmos realizando as coisas que nos dão prazer, independentemente da idade.

O presidente João Carlos agradeceu a parceria com o IFMA que cedeu o espaço e enalteceu a importância da presença de todos, despertando a todos para o tema escolhido em alusão ao janeiro branco – referência ao mês de atenção à saúde mental – dado o aumento do número de casos de problemas com a saúde mental de nossa população por conta da vida estressante que levamos.

Todos que estavam presentes ao Ato receberam camisa alusiva ao Ato e ao final do evento foi servido um cocktail aos aposentados e aposentadas que compareceram à atividade.

Baixa no estoque de leite materno do HU-UFMA-Ebserh gera apelo por mais doações

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), precisa receber mais doações para garantir o abastecimento de leite aos bebês internados na unidade de saúde. Atualmente, o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação.

Quantitativo ideal para o pleno funcionamento do BLH

 O leite coletado é destinado aos bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia. Para atender a essa demanda plenamente, em média, seria necessária a oferta de cinco mil mililitros (cinco litros) de leite por dia, mas, a depender do momento, esse volume pode ser ainda maior. Na realidade de hoje, em virtude do baixo estoque, o BLH tem possibilidades de atender por mais 15 dias, no máximo.

“Se não tivermos mais doações, será necessário redistribuir o que temos e complementar as necessidades com fórmula láctea, que não é o ideal. Os bebês dependem das doações para serem alimentados com leite materno, que é considerado o padrão ouro da alimentação. Por tudo isso, enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda a essa demanda”, afirma o chefe da Unidade de Obstetrícia e responsável pelo Banco de Leite do HU-UFMA-Ebserh, Antônio Leonardo Rosa.

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo, dessa forma, realizar a doação de leite materno.

Como doar

 É uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras. Ou prestar atendimento nas instalações do BLH, no HU-UFMA-Ebserh, que fica localizado na Unidade Materno Infantil – Rua Silva Jardim, s. n., Centro. Para mais informações, entrar em contato com o Banco de Leite do HU-UFMA pelo telefone (98) 2109-1178 ou pelo WhatsApp (98) 99163-6833.

Fonte: UFMA